Bolsa de Valores de SP prepara tabela de preços de veículos novos e usados
A B3, gestora da Bolsa de Valores de São Paulo, anunciou recentemente sua entrada no segmento de precificação de veículos. A nova tabela vai concorrer diretamente com a Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que norteia o mercado desde 1998.
Criada em parceria com a Bright Consulting, analista do mercado automotivo, a nova tabela permitirá o cálculo de valores a partir de 113 microrregiões do Brasil, o que pode garantir um maior detalhamento regional da precificação, o grande diferencial da ferramenta, segundo a B3.
A iniciativa representa a segunda empreitada da B3 no mercado de veículos. Atualmente, a empresa opera o SNG (Sistema Nacional de Gravames), sistema que agrega os cadastros de restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito.
No momento, a tabela da B3 está em fase de testes, sendo utilizada somente por empresas do segmento de venda e financiamento de veículos, sem previsão para abertura para todos os públicos.
Mercado aquecido
A notícia da chegada deste novo player surge em um momento de alta no mercado automotivo. Segundo dados da ANEF (Associação Nacional de Empresas Financeiras das Montadoras), já foram liberados, somente este ano, 200,9 bilhões em recursos para parcelamento de veículos, um crescimento de 32,2% em comparação ao mesmo período de 2023.
Também de acordo com a entidade, 2,12 milhões de veículos foram emplacados no Brasil entre janeiro e outubro, um crescimento de 15% em relação aos 10 primeiros meses do ano passado.