História: A fabricação de caminhões no Brasil

Fundada em 1942, em Duque de Caxias – RJ, a Fábrica Nacional de Motores (FNM ou, popularmente, “Fenemê”) foi a primeira fábrica de caminhões do Brasil.
A produção nacional de caminhões se consolidou a partir da década de 1950, impulsionada pela chegada da fábrica da Mercedes Benz e pelo desenvolvimento do setor de transportes.
Nas décadas seguintes, a produção de caminhões acompanhou os avanços da indústria automotiva como um todo, atraindo a atenção de outras grandes montadoras internacionais como Fiat, Scania, Volvo e Iveco.
MERCEDES BENZ
A Mercedes tem a fábrica de caminhões mais antiga em operação no país, inaugurada em 1956, em São Bernardo do Campo – SP. A montadora também conta com uma fábrica de componentes em Juiz de Fora – MG.
IVECO
Inaugurada no ano 2000, a fábrica da Iveco fica em Sete Lagoas – MG e se dedica à fabricação de caminhões leves e semipesados.
SCANIA
Aberta em 1962, a fábrica da Scania está localizada em São Bernardo do Campo – SP. A unidade brasileira é a primeira da marca a ser construída fora de seu país de origem, a Suécia.
VWCO
A Volkswagen Caminhões e Ônibus é a empresa líder no mercado nacional de caminhões. Sua fábrica fica na cidade de Resende – RJ.
VOLVO
Localizada em Curitiba – PR, a fábrica da Volvo começou suas atividades em 1979. Atualmente, produz caminhões leves, pesados e extrapesados.
DAF
A holandesa DAF é a montadora mais recentemente instalada no Brasil, com sua unidade de Ponta Grossa – PR, inaugurada em 2014.